free simple site templates

TODA CASA TEM UM FUNDAMENTO, ESSA É A HISTORIA DO KRAV MAGA 

Imi Lichtenfeld
Emrich "Imi" Lichtenfeld (em hebraico Imi Sde-or) (Budapeste, 26 de Maio de 1910 — faleceu em Netânia, 9 de janeiro de 1998) é o criador da arte de defesa pessoal Krav Maga.
Imi Lichtenfeld nasceu em 26 maio de 1910, em uma família húngara judia em budapeste no império austro-húngaro, ele cresceu em Bratislava, seu pai, Samuel Lichtenfeld , foi um inspector-chefe da polícia de bratislava. Imi Lichtenfeld treinou no ginásio Hercules, que era propriedade de seu pai, que ensinou a ele autodefesa. Como um homem jovem, Imi Lichtenfeld foi um boxeador de sucesso, como lutador ele competiu a nível nacional e internacional foi campeão e membro da equipe de wrestling nacional eslovaco.
No final de 1930, os tumultos anti-semitas ameaçaram a população judaica de Bratislava, juntamente com outros boxeadores e lutadores judeus, Imi Lichtenfeld ajudou a defender o seu bairro judeu contra gangues racistas. Ele logo percebeu que o desporto tem pouco em comum com o combate real e começou a desenvolver um sistema de técnicas para a prática de autodefesa em situações de risco real de vida.
Em 1935, Imi Lichtenfeld visitou a palestina com uma equipe de lutadores judeus a participar nos jogos de maccabi, mas não pode participar por causa de uma costela quebrada, que resultou de seu treinamento durante o percurso, isto levou à fundamentais preceito de Krav Maga, "não se machucar" durante o treinamento, Imi Lichtenfeld voltou a tchecoslováquia para enfrentar o aumento da violência anti-semita.
Imi Lichtenfeld organizou um grupo de jovens judeus para proteger a sua comunidade, nas ruas, ele adquiriu experiência duramente das diferenças cruciais entre o combate esporte e luta de rua, ele desenvolveu seu princípio de auto-defesa onde o maior fundamento é: “use movimentos naturais e reações naturais para a defesa, combinado com um contra-ataque imediato e decisivo”, a partir desta compreensão evoluiu a teoria refinada de "defesa e ataque simultâneos 'enquanto' nunca ocupando as duas mãos no mesmo movimento defensivo."
Em 1940, Imi Lichtenfeld fugiu da ocupação nazista de seu país natal, rumo a palestina a bordo do navio aliyah bet, “pencho”, que naufragou nas ilhas gregas do decaneso, Imi chegou a Israel em 1942 depois de cumprir o serviço militar com grande notoriedade na legião checa.
Primeiros líderes de Israel imediatamente reconhecem o talento de combate de Imi Lichtenfeld e a sua engenhosidade, Imi começou a treinar as primeiras unidades Israelitas com o palmach, palyam e haganah sistema militar de combate de perto, esta formação incluiu aptidão de combate, táticas de baioneta, a remoção de sentinela, luta da faca, faca/bastão, e qualquer outro tipo de defesa militar orientada a problemas que requeriam uma solução criativa.
Após o estabelecimento de Israel em 1948, tornou-se o instrutor chefe de treinamento físico nas forças de defesa de Israel, foi nessa época que seu sistema veio a ser chamado panin el panin, em 1944 começou a treinar lutadores Lichtenfeld em suas áreas de especialização: aptidão física, natação, luta livre, o uso da faca, e as defesas contra ataques com faca, durante este período, ele treinou várias unidades de elite da haganá e palmach (força marcante da haganá e precursor das unidades especiais das idf), incluindo o pal-yam, bem como grupos de policiais.
Em 1964, Lichtenfeld se aposentou do exército israelense, ele, então, modificado o sistema por ele empregado no sentido estritamente militar e estabelece o que hoje conhecemos como Krav Maga para atender às necessidades das forças policiais e civis e o publico civil, em 16 de agosto de 1970, o conjunto de técnicas que eram ensinadas ganhou o nome que traduziram os ensinamentos deixados pelo criador,
Krav Maga - omanut halerrima haissraelit lehagana atzmit (krav-magá - a arte marcial israelense para a defesa pessoal).
Ele treinou equipes de instrutores de Krav Maga, que foram credenciados por ele e pelo ministério da educação de Israel, ele também criou o Krav Maga association em 1978, em 09 de janeiro de 1998, Imi Lichtenfeld faleceu em Netanya, Israel, com a idade de 87.

Grande Mestre
Depois da fundação do estado de Israel e da criação das forças de defesa israelense (tzahal), Imi foi nomeado como instrutor chefe de preparação física para combate e de defesa pessoal. Comandou este departamento durante 18 anos, até se aposentar no ano de 1966.
Nos tempos da resistência e nos primeiros anos depois da fundação do exército Isralense, os treinamentos de defesa pessoal e preparação física ganharam vários apelidos, como kapap (luta cara a cara), krav panim el panim (combate corpo a corpo), makel neged makel (bastão contra bastão), yadaim reikot (mãos vazias), nesshek neged neshek (arma contra arma), etc.
Esses nomes não tinham nenhuma ligação com o Krav maga, além do fato que Imi, sendo o instrutor-chefe, foi o único responsável pelas aulas e pela elaboração dos programas de treinamento.
Durante a década de 60, imi pronunciou o conjunto de técnicas como sendo hagana atzmit, ou seja, defesa pessoal.
Krav maga (em hebraico: קרב מגע, "combate de contato". Krav [קרב]: combate e maga [מגע]: contato) é um sistema de defesa pessoal ou de combate corpo a corpo , conhecido mundialmente e desenvolvido em Israel, que envolve técnicas de sobrevivência urbano. Com exercícios simples, rápidos e objetivos, traz as respostas para qualquer tipo de agressão, seja ela de pés, mãos, armas ou no chão. É acessível a todas as pessoas, independente do seu tipo físico, sexo ou idade. Por causa de sua eficácia, o krav maga é considerado um sistema tático de defesa pessoal e não uma arte marcial. 

As 15 Regras
Assim como, quando se constrói uma casa, primeiro se ergue firmes e fortes pilares que irão apoiar e segurar toda a estrutura da mesma, Imi Lichtenfeld estabeleceu regras e leis e só depois deu conteúdo completo para cada uma delas separadamente.
Abaixo, apresentamos as regras que juntas criam o ente completo que é o krav-maga:
1 – menor caminho, máxima velocidade, máximo peso em direção ao oponente.
2 – que nada seja estranho ao nosso corpo.
3 – sejam suaves.
4 – a força dos golpes e chute no krav maga fica no caminho de volta.
5 – nunca dê as costas para o inimigo.
6 – a determinação de entrar .
7 – faça o que consegue, mas faça certo.
8 – krav-maga é ensinado em hebraico.
9 – sejam bons o suficiente para não precisar matar.
10 - vá para junto do inimigo.
11 – use a força do oponente contra ele mesmo.
12 – aprendam a “ler” o inimigo.
13 – defesa especifica contra ataque especifico.
14 – sempre manter a distância de um passo do inimigo.
15 – a mediocridade é o inimigo nº 1 do krav maga e da humanidade toda. 

Siga-nos!

RECENTES NOVIDADES

A Unikrav lançou o seu Primeiro E-Book, Fundamentos do Krav Maga.

Click aqui e faça download do seu exemplar totalmente gratuito!.

Deixe seu e-mail e entraremos em contato.